No âmbito do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, da responsabilidade do Município do Porto Santo, os alunos da Universidade Sénior puderam conhecer um pouco mais sobre as plantas locais e, ao mesmo tempo, contribuir com o seu conhecimento para o enriquecimento de todos os participantes.

A exposição preparada e apresentada pela antropóloga Alexandra Pereira, debruçou-se sobre o tema: «Etnobotânica», tendo a participação de cerca de 20 alunos que partilharam vivências do passado, no que diz respeito ao uso das plantas. Tradições que chegaram aos nossos dias, onde as plantas são utilizadas para chás e infusões, para curar diversas maleitas. No que diz respeito à culinária, partilharam receitas que vêm de longos tempos, mas que ainda hoje são as preferidas. A troca de experiências tornou a iniciativa muito interessante e animada.

Esta atividade foi devidamente enquadrada no âmbito da classificação da ilha do Porto Santo como Reserva da Biosfera da UNESCO, onde as plantas endémicas, que são parte do património natural, assumem grande relevância.

Gabinete do Ambiente
Porto Santo, 16 de novembro de 2021