O Município do Porto Santo congratula-se, mais uma vez este ano, por ver implementado em todas as suas escolas o Programa Eco-Escolas. Isto quer dizer que todas as escolas obtiveram, no ano letivo de 2020/2021, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em benefício do ambiente e sustentabilidade, envolvendo-se toda a comunidade escolar e local e chegando a mais de 640 alunos, que são incentivados às boas práticas ambientais e à promoção da preservação dos valores patrimoniais da sua ilha.

O programa Eco-Escolas, implementado desde 2006, é muito mais que um simples projeto, é um programa de cidadania, sempre presente ano após ano, e que interliga as aulas curriculares e restantes projetos das escolas, contribuindo para uma educação participativa e esclarecida e, acima de tudo, para a criação de cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente. É, assim, um enorme motivo de orgulho ver este programa com uma taxa de implementação de 100%  no nosso concelho, reconhecendo-se e agradecendo-se o empenho e dedicação de todos os membros da comunidade educativa, que implementam e acompanham o programa Eco-Escolas: diretores, professores, coordenadores, pessoal não docente, membros do conselho Eco-escolas e especialmente alunos, que representam o futuro e que são a razão deste trabalho.

 

 

Num momento que representa o culminar de todo um ano de trabalho desenvolvido pelas escolas e a sua comunidade, foram entregues hoje, dia 10 de dezembro de 2021 as bandeiras verdes Eco-Escolas aos estabelecimentos de ensino, bem como os certificados às escolas e coordenadores do programa.

Na mesma ocasião foi inaugurado o “Mural da Biosfera”, trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, que surgiu de um desafio lançado pela Câmara Municipal a esta comunidade escolar, com o objetivo de reforçar junto desta a identidade da ilha do Porto Santo, enquanto Reserva da Biosfera da UNESCO. Agradecemos também a todos os alunos e professores desta escola, pelo envolvimento neste projeto que se traduziu num trabalho artístico que chega a todos, marcando uma geração de alunos pelo sentimento de pertença a este projeto e aos valores nele transmitidos. O Mural da Biosfera foi integrado nas comemorações dos 50 anos do programa MaB – Man and Biosphere.

 

GABINETE DO AMBIENTE

Porto Santo, 10 de dezembro de 2021