NOVOS ESPAÇOS DE VENDA DE PRODUTOS TRADICIONAIS SERÃO UTILIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ
As feiras artesanato, espalhadas por todo o mundo, são verdadeiras montras para a produção cultural e artística de uma determinada região e são, acima de tudo, disseminadoras da arte e da cultura de um determinado sítio. Além disso, também são responsáveis por movimentar A economia local e o trabalho informal.
“As feiras são uma tradição em todo o lado e têm um papel importante não só no desenvolvimento cultural, mas também no económico. Elas representam locais de troca e de difusão de conhecimentos, onde é possível adquirir produtos específicos e tradicionais das mãos de quem os produziu e conversar com essas pessoas. Para mim, a característica mais importante das feiras é o diálogo, é a história por trás do objeto, é a pessoa” referiu Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal, por altura da organização da Feira da Páscoa, que terá início hoje, dia 22 de março.
Por forma a uniformizar a dar qualidade às feiras de artesanato organizadas pelo município do Porto Santo e depois da publicação do Regulamento de Feiras Municipais, documento que regula a organização de feiras de comércio a retalho não sedentário, no centro da cidade, a autarquia adquiriu novos espaços para a venda de artesanato.
Assim, está tudo pronto para dar início à época das feiras sendo que os novos espaços abrem as “portas”, como já referido, hoje dia 22 de março, para a Feira da Páscoa, que irá decorrer até o dia 7 de abril, mesmo no coração da cidade Vila Baleira. Dez novos espaços terão disponíveis para venda vários produtos locais, como artesanato, bijuteria, doçaria, licores, entre outros.
As próximas feiras já estão marcadas e terão lugar entre os dias 14 a 24 de junho, por altura das Festas do Concelho, de 25 de junho a 30 de setembro, a habitual feira de verão e por fim de 13 a 15 de dezembro, o Mercadinho de Natal.
Porto Santo, 22 de março de 2024