No passado dia 06 de maio, o município e a Fábrica da Igreja da freguesia do Porto Santo assinaram um protocolo de cooperação, que prevê a pintura exterior da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Para o Pároco local, Hugo Gomes, este é o momento que marca o reconhecimento do valor histórico, cultural, artístico e religioso do património cultural da ilha de Porto Santo. Foi a partir daqui que o mesmo desencadeou a conceção de um projeto de recuperação da referida Igreja, que se pretende que assuma um papel de relevo na dinâmica cultural e turística da ilha, tendo como elemento central o património. No mesmo projeto afirmava-se a falta de pintura do exterior da Igreja Matriz.

Assim, sendo que é competência da Câmara, assegurar, incluindo a possibilidade de constituição de parcerias, o levantamento, classificação, administração, manutenção, recuperação e divulgação do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do município, incluindo a construção de monumentos de interesse municipal, as duas entidades formalizaram a assinatura de um protocolo de cooperação.

GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA
Porto Santo, 09 de maio de 2022