A separação de resíduos sólidos com vista à reciclagem e seu correto encaminhamento para destino final é uma das formas mais simples de contribuir para a sustentabilidade dos territórios. Os resíduos que produzimos diariamente podem ser valorizados e as suas matérias-primas reintroduzidas nas cadeias de produção contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Se esta, por si, já é uma enorme vantagem, a recolha de tampas de plástico permite ainda contribuir numa ação de solidariedade social. As tampas recolhidas na ilha do Porto Santo são enviadas para a Delegação da Região Autónoma da Madeira da Associação Portuguesa de Deficientes, que, com os valores de contrapartida da reciclagem, adquire ajudas técnicas e material ortopédico para doar a pessoas socialmente carenciadas.
Assim, neste natal, “Dê uma Tampa à Indiferença”, entregue as suas tampas de plástico no edifício da Câmara Municipal do Porto Santo de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30, até dia 6 de dezembro, de forma a conseguirmos agendar uma entrega antes do Natal.
CAMPANHA “DÊ UMA TAMPA À INDIFERENÇA”
A Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação da Região Autónoma da Madeira em parceria com a Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites promovem a Campanha “Dê Uma Tampa à Indiferença” que consiste na recolha de tampas de plástico para posterior envio para Portugal Continental para uma recicladora. Com os valores angariados são adquiridas ajudas técnicas e material ortopédico para doar a pessoas socialmente carenciadas.
Cada gesto faz a diferença. O primeiro passo para garantir a sustentabilidade do Porto Santo e do Planeta, cabe a cada um de nós.
MUNICÍPIO DO PORTO SANTO
Idalino Vasconcelos