Apresentamos o TOP 10 dos resíduos encontrados na nossa praia. Esta contagem foi feita no dia 25 de julho, em menos de uma hora, por 85 crianças que recolheram e qualificaram mais de 30kg de lixo da praia do Porto Santo.
Aparentemente a praia está limpa, mas este é um problema escondido. Olhares mais atentos encontram por entre a vegetação lixo, na sua maioria plásticos e vidros, abandonados pelo homem por descuido ou propositadamente.
No areal a beata é a rainha. Esquecida por todo o lado acaba muitas vezes na boca de uma criança pequena que explora inocentemente as areias douradas na nossa ilha.
Estes resíduos provocam um impacte negativo na paisagem, tão importante numa ilha cuja principal fonte de receita provém do turismo. Quem escolherá uma praia suja para as suas férias?
Quando este lixo chega ao mar, outros efeitos poderão ocorrer, nomeadamente na fauna marinha, que confunde o lixo com comida e acaba por morrer sufocada ou à fome com o estômago cheio de lixo. Outras vezes os animais marinhos ficam presos e imobilizados por redes ou outros plásticos o que lhes impede a procura de alimento levando-os à morte.
Se ainda não está convencido a se responsabilizar pelo seu lixo, que não é mais que o seu dever, saiba que a qualidade da areia também não ganha muito com a presença de lixo, pois a presença de detritos aumenta o número de bactérias e vírus presentes no areal o que pode levar a problemas de saúde pública.
A praia é SUA. O lixo é SEU, coloque-o no Contentor.
Porto Santo, dia 16 de agosto de 2018
Município do Porto Santo
Idalino Vasconcelos