“NOITES DE VERÃO” FOI A PROPOSTA VENCEDORA
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) teve como principal intuito envolver os jovens, dos 16 aos 30 anos, residentes na ilha dourada, participando democraticamente nas decisões das políticas públicas, de modo a se tornarem agentes interventivos, contribuindo com as suas ideias e opiniões para a melhoria do seu concelho.
Foram enviadas 14 propostas, sendo 13 dos alunos do 1.º ano do Curso Profissional TTAR da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco e uma proposta de uma utente do CACI, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.
A proposta vencedora, com 15 votos, foi “Noites de Verão”, seguindo-se a proposta “4 Patas” e em terceiro lugar as propostas “Cinema na Praia” e “Estação Meteorológica na Escola”.
A aluna Sara Nicole Freitas Sousa, do curso profissional 1.º TTAR, apresentou a proposta vencedora que consiste numa atividade “Noite de Karaoke” e noutra intitulada “Noite Branca”, onde deverá ser efetuada uma noite especial com vários artistas de rua, malabaristas, músicos, projeções multimédia, na Rua João Gonçalves Zarco, no verão, tendo as pessoas de levar uma peça de roupa branca.
A proposta vencedora será executada pela Câmara Municipal do Porto Santo, no ano letivo 2023/2024, podendo haver algumas alterações nas atividades devido ao orçamento exceder o montante estipulado, isto é, os 5000€.
Todos os participantes estão de parabéns pela apresentação das suas propostas, sendo a maioria delas interessante, exequível e contribuindo para tudo aquilo que se pretende numa Reserva da Biosfera.
Porto Santo, 14 de setembro de 2023