A Plataforma de Apoio aos Refugiados nasceu da liderança e iniciativa da Sociedade Civil para dar uma resposta concertada à atual crise mundial de refugiados, em especial perante a situação vivida na Europa.

Desde o início do conflito armado na Ucrânia que tanto a Plataforma de Apoio aos Refugiados como o JRS Portugal têm estado atentos e solidários com a situação.

O JRS é uma organização internacional católica com a missão de acompanhar, servir e defender os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade. Atualmente as várias delegações JRS estão a trabalhar arduamente para prestar apoio às vítimas do conflito na Ucrânia – seja na linha da frente, seja no processo de acolhimento e integração. O JRS presta apoio de forma gratuita nos vários passos de integração como no apoio psicológico, apoio à empregabilidade, formações e apoio na língua portuguesa, entre outros apoios.

Neste momento, o JRS Portugal está em contacto com o JRS Europa e com as delegações em países fronteira com a Ucrânia, de forma a recolher as necessidades do terreno. Ao mesmo tempo, está a preparar-se para o acolhimento de ucranianos em Portugal e para a sua integração.

Se pretende apoiar esta causa pode encontrar mais informações e inscrever-se, através do seguinte link:
GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA
Porto Santo, 16 março de 2022