A Associação de Estudantes Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) vai trazer o projeto MEDICINA MAIS PERTO: ILHAS ao Porto Santo.

A AEFML é a associação que representa os Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A sua missão centra-se na defesa dos estudantes e na criação de oportunidades extracurriculares que atuem como um complemento curricular pertinente, de acordo com as necessidades e interesses dos mesmos.

Foi neste contexto que nasceu o projeto Medicina Mais Perto: Ilhas, dedicado a atividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Considerando a prevalência das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de obesidade e infeções sexualmente transmissíveis no nosso país, este projeto faz destas temáticas a sua principal linha de ação.

Assim, esta Associação estará no Porto Santo, com o apoio do município, nos próximos dias 16 e 17 de março para a realização de rastreios cardiovasculares à comunidade.

Este rastreio será gratuito e terá lugar na sala de exposições do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo. Será aberto a toda a comunidade e terá como principais objetivos a monitorização de alguns parâmetros como a pressão arterial e o índice de massa corporal.

Durante o rastreio haverá uma consciencialização da população para alguns dos fatores de risco associados às doenças (Hipertensão Arterial, Diabetes, Dislipidemia, Tabagismo, Alcoolismo, Obesidade e Sedentarismo) e a necessidade premente de controlo dos mesmos.

Estão também agendadas ações de sensibilização sobre estilos de vida saudáveis, destinadas a todos os funcionários do município do Porto Santo.

GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA
Porto Santo, 14 de março de 2022