No dia 15 de fevereiro, o município do Porto Santo, em parceria com a AIDGLOBAL, promoveu uma ação de capacitação sobre a Reserva da Biosfera.
Esta ação enquadrou-se no projeto “Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado” promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Junta de Freguesia, financiado pelo Programa VINCI para a Cidadania.
A formação decorreu na sala de formação da Administração Pública do Porto Santo e contou com a participação de estrangeiros residentes e de alguns colaboradores do Aeroporto do Porto Santo.
Para além da exploração do que é ser uma Reserva da Biosfera, das funções, objetivos e eixos estratégicos, importância e mais-valia de ostentar esta classificação da UNESCO, os formandos, de forma muito criativa, simularam uma Feira de Turismo, na qual promoveram
o Porto Santo.
Nesta atividade foi também feita uma saída de campo ao Museu Cardina, onde os formandos tiveram a oportunidade de conhecer os artefactos do passado porto-santense.
A gestora da Reserva da Biosfera Licínia Soares mencionou que “foi um dia muito bem passado, repleto de muitas partilhas e aprendizagens entre todos e, acima de tudo, constatar que a maioria dos formandos tinha escolhido o Porto Santo para sua casa, pela sua riqueza ímpar a nível do património cultural e natural, pelas suas gentes e tradições, pela qualidade de vida e segurança. Os participantes mostraram ser agentes interventivos que se preocupam com a nossa Reserva da Biosfera”.
Porto Santo, 16 de fevereiro de 2023