Decorreu, esta manhã, uma reunião de carácter excepcional da Comissão de Proteção Civil Municipal, a propósito do plano de contingência para Infeções emergentes do Município do Porto Santo, que contou com a presenças das diversas autoridades locais, nomeadamente com o representante da autoridade regional de Saúde, (Delegado de Saúde), Centro de Saúde, forças de segurança, PSP, GNR, Autoridade Marítima, Segurança Social, vice-presidência do GRM, Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia, ARM e Polícia Florestal, entre outras.
Foram prestados diversos esclarecimentos adicionais, no âmbito de Infeções urgentes, no caso, o COVID-19, à Comissão de Proteção Civil Municipal e ao Executivo da Câmara, bem como os cuidados de saúde e de prevenção primários que devem ser tomados nas entidades públicas e por todo o público em geral.
A implementação dum plano de contingência nas entidades públicas, de acordo com o despacho 2836-A/2020 da DGS, será recomendável, nesta fase e uma boa prática a instituir.
A Câmara Municipal, que tem acompanhado esta situação com muita atenção, refere que os cuidados de saúde e de prevenção que têm sido amplamente divulgados pelas Autoridades de Saúde regionais e nacionais, foram divulgados pelos canais ao dispor da Autarquia, quer aos funcionários do Município, quer a todos os Munícipes.
RECOMENDAÇÕES E BOAS PRÁTICAS NO ÂMBITO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)
Contactar SRS24 Madeira – Proteção Civil – 800 24 24 20
Na sequência das orientações e recente atualização da Secretaria Regional da Saúde, através do IASAUDE, IP-RAM, sobre a emergência de Saúde Pública de interesse internacional, tendo em conta a evolução da propagação do vírus COVID-19 e por forma a manter a comunidade informada e atualizada, sugere-se a leitura das recomendações abaixo.
PREVENÇÃO DA INFEÇÃO
No que respeita à prevenção, a Organização Mundial de Saúde recomenda a aplicação das precauções básicas de controlo de infeção e recomendações, nomeadamente, medidas básicas de higiene, a etiqueta respiratória e a prática de segurança alimentar, para reduzir a exposição e a transmissão da doença:
1. Evitar contato próximo com doentes com infeções respiratórias;
2. Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
3. Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
4. Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
5. Evitar contato desprotegido com animais selvagens ou de quinta.
Fonte: http://apps.iasaude.pt/novocoronavirus2019/
https://cm-portosanto.pt/recomendacoes-e-boas-praticas-no-ambito-do-novo-coronavirus-covid-19/
Município do Porto Santo, 9 de março de 2020
O Presidente da Câmara, Idalino Vasconcelos
Ilha do Porto Santo, candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO
#portosanto #reservabiosferaportosanto #visitportosanto #norumocerto
Siga-nos nas redes sociais!
Toda a informação no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!