Organizada anualmente pela Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas, a Conferência Anual de Turismo tem por objetivo debater temas ajustados às tendências da indústria turística e às necessidades do destino Madeira. A edição deste ano decorreu nos dias 11 e 12 de novembro, sob o tema SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
Este ano, e pela primeira vez, o evento realizou-se também no Porto Santo, no dia 12 de novembro, no auditório do município, numa decisão inédita da organização deste certame, que entendeu que as especificidades do nosso mercado há muito merecem ser abordadas, tais como a “Dinâmica da praia do Porto Santo”, a “Aviação e Acessos Aéreos” e os “Recursos Humanos”.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, presente neste evento, referiu na sua intervenção que ´´é preciso refletir sobre as acessibilidades ao Porto Santo, sendo que por vezes o grande desafio não está em criar as soluções, mas sim não regredir nas soluções que já foram criadas e apresentadas, uma vez que esse retrocesso tem um peso muito importante’’. Para o edil o Porto Santo “tem de ter capacidade de se abrir e de se fazer ouvir e queremos assumir a nossa posição relativamente ao turismo, não de uma forma autoritária, mas de uma forma conciliadora, sempre a uma só voz”.
Porto Santo, 14 de novembro de 2022