MUNICÍPIO JÁ ESTÁ A RECEBER AS NOVAS PROPOSTAS PARA 2024

A Segunda edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) do Porto Santo arrancou no dia 19 de janeiro, com a apresentação pública na EB+S com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco aos alunos a partir dos 16 anos, estando presentes cerca de 50 alunos das turmas do 10.º e 11.º anos. No dia 23 de janeiro, teve lugar a segunda apresentação pública do projeto, desta vez direcionada para os alunos do CELFF do Porto Santo e para a Associação de Jovens do Porto Santo, contanto com cerca de 40 participantes. Esta atividade foi dinamizada pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, pela vereadora do Ambiente, Mariana Vasconcelos e pela Gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, Licínia Soares.

O OPJ tem como principal intuito envolver os jovens, dos 16 aos 30 anos, residentes no Porto Santo, a participar democraticamente nas decisões das políticas públicas, de forma que sejam agentes interventivos e contribuam com as suas ideias e opiniões para a melhoria do seu concelho. Cada jovem, a título individual, poderá apresentar uma proposta, para a comunidade educativa ou em geral, cujo orçamento não ultrapasse os 5 000€.

O município disponibiliza no seu website e nas redes sociais o link para o preenchimento do formulário das propostas pretendidas (https://forms.gle/rjK9xeYcB6yhZRrc9), cujo término ocorrerá a 15 de março. Consulte aqui a apresentação do projeto.

A 27 de maio será realizada a apresentação pública da lista definitiva dos projetos selecionados pela Comissão Técnica de Apoio e Análise à comunidade em geral, no website do município, para posteriormente decorrer a votação pública por parte da população, de forma presencial na Câmara Municipal ou na plataforma eletrónica disponibilizada para o efeito.

A apresentação pública do projeto vencedor, será efetuada através de editais e no sítio da internet da Câmara Municipal do Porto Santo, no 28 de junho de 2024.

Porto Santo, 26 de janeiro de 2024