O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) é uma resposta social que surge de uma necessidade de prestar apoio aos jovens e adultos com deficiência, com vista ao desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais, sociais, e do seu equilíbrio bio-psico-emocional.
O CAO tem como objetivo principal promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de atividades socialmente úteis e estritamente ocupacionais, de forma a permitir-lhes uma valorização pessoal e o aproveitamento das suas capacidades remanescentes, quer na perspetiva de uma eventual integração, quer na perspetiva de manter os deficientes simplesmente ativos, interessados, criativos e criadores. Estas formas de apoio visam, por outro lado, a valorização pessoal das pessoas com deficiência e a sua integração na comunidade, o que se traduz também em ajuda às respetivas famílias.
O CAO disponibiliza apoio técnico permanente nos planos físicos, psíquico e social e promove a participação em ações culturais, desportivas e recreativas.
O CAO do Porto Santo no âmbito do seu 7º aniversário criou uma porta itinerante com o intuito de dar a conhecer o nosso serviço e receber todos os que nos queiram visitar. De um lado consta um desenho de cada um dos nossos utentes, da autoria da Prof.ª Fátima Mesquita, e, do outro, o Hino do CAO, da autoria da Prof.ª Margarida Galvão.
Agora e, ao longo do tempo, percorrerá os serviços públicos e privados da ilha e, em cada lugar, permanecerá um mês e tocamos o nosso Hino. Sempre, sempre com o intuito de sensibilizar a comunidade e para estarmos, cada vez mais, junto, junto de todos.