ATIVIDADE QUE DEU A CONHECER A RIQUEZA DAS PLANTAS ENDÉMICAS E NATIVAS DA RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA DO PORTO SANTO
No dia 28 de março, a Câmara Municipal do Porto Santo promoveu uma caminhada interpretativa PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã, para cerca de 30 alunos e 5 docentes da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
Esta caminhada teve a colaboração da bióloga Susana Fontinha e do Corpo da Polícia Florestal do IFCN, que com os seus conhecimentos a nível de botânica deram a conhecer a riqueza das plantas endémicas e nativas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, sendo o Pico Branco um dos sítios de geodiversidade com mais endemismos.
Durante a caminhada, os docentes que acompanharam as turmas consolidaram alguns conteúdos ao nível da geologia e biologia, enriquecendo esta atividade.
Para Licínia Soares, gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, ‘’esta foi uma atividade muito enriquecedora, com muitas aprendizagens, através desta caminhada pela natureza com a identificação das plantas, observação das paisagens pintadas de verde, salpicadas de amarelo das “azedas” e rosa dos cardos e massarocos, respirar o ar puro da serra também contribuiu, sem dúvida, para um momento de convívio e bem-estar físico’’.
Porto Santo, 30 de março de 2023