PORTO-SANTENSES SEMPRE ESTIVERAM LIGADOS À TERRA E ÀS PLANTAS, APROVEITANDO TUDO O QUE A NATUREZA DAVA, DE UMA FORMA SUSTENTÁVEL

No dia 28 de março, no culminar da comemoração do Dia Internacional das Florestas, a Câmara Municipal do Porto Santo levou a cabo uma palestra sobre ‘’As plantas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo’’, por Susana Fontinha, bióloga, autora e apresentadora do documentário da RTP “As nossas plantas: usos e costumes da Madeira”.

Este foi um evento que decorreu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de um público diversificado, com cerca de 80 participantes, tanto da comunidade local, assim como os alunos de S. Tomé e Príncipe da Escola Profissional de Hotelaria da Madeira, os alunos do Ensino Recorrente e várias entidades, ávidos para conhecer um pouco mais acerca das plantas da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo e as suas tradições, ao nível dos seus usos e costumes.

Desde longa data, devido às necessidades de sobrevivência, os porto-santenses sempre foram um povo resiliente e estiveram ligados à terra e às plantas, aproveitando tudo o que a natureza dava, de uma forma sustentável.
Susana Fontinha, que esteve na coordenação da candidatura da Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO juntamente com o grupo de trabalho, com a sua grande paixão e sabedoria sobre as plantas, cativou todos os presentes com a sua apresentação.

Porto Santo, 30 de março de 2023