O Campo de Voluntariado do Porto Santo, uma iniciativa da Associação Plantar Uma Árvore que contou com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Santo, terminou os trabalhos no dia 26 de outubro, desenvolvidos na área de intervenção do projeto LIFE DUNAS. Esta foi uma oportunidade para os voluntários se envolverem nos projetos em curso, nos quais a Câmara é parceira, e que promovem o voluntariado junto da comunidade local, tais como o projeto LIFE DUNAS e PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO.

Entre os dias 22 e 26 de outubro contou-se com a participação do Exército – Destacamento de Segurança do Porto Santo, 3º e 4º ano das escolas primárias do Porto Santo, o CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, uma turma do ensino profissional da Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo e uma turma do curso técnico de Restaurante/Bar – EPHTM Pólo do Porto Santo, num total de cerca de 114 pessoas.

Foram realizadas ações de controlo de espécies exóticas invasoras no âmbito do projeto LIFE DUNAS, limpezas de praia no âmbito do projeto PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO e de educação ambiental, tais como o jogo do Dominó – LIFE DUNAS que pretende dar a conhecer a avifauna, a flora dunar e a geodiversidade, através dos seixos de praia.

Relativamente à recolha de lixo, incidiu-se sobre a problemática dos microplásticos, recolhendo-se um total de cerca de 10 kg sensibilizando-se para o impacte altamente negativo que estes plásticos têm na vida marinha.

Créditos Fotográficos: Associação Plantar Uma Árvore, Fábio Brito e Luisa Drumond

NUNO FILIPE MELIM BATISTA
Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
Porto Santo, 27 de outubro de 2021