No passado dia 17 de março decorreu, na Biblioteca Municipal, uma conversa agradável sobre livros com a escritora algarvia Lívia Borges, que se encontra a residir na Ilha do Porto Santo há alguns anos.

Manifestou, desde cedo, uma paixão pela leitura e pela escrita, por criar histórias, mundos e personagens, a par de um fascínio pela história, particularmente pelo período da antiguidade clássica, transportando o leitor até outras épocas, com uma pitada de mistério, romance e prosa mística apresentando, assim, uma prosa vivida e fluida. Começou pelo romance histórico, tendo três títulos publicados nessa área, Julia Felix e Vera e Fábio e Abelterium.

Tem vários contos publicados em antologias, que variam da fantasia à comédia, destacando-se “O Espírito do Vento”, uma história de fantasia rural que acontece na Ilha do Porto Santo, que integra a coletânea “O resto é paisagem”.

Em 2021, publicou o seu primeiro livro de ficção científica, “Futuro” e ainda um romance muito pessoal, sob pseudónimo, intitulado “Sonho de Verão”.

Surge também como autora de obras de fan fiction em plataformas de autopublicação, igualmente sob pseudónimo, que são muito apreciadas pelo público jovem adulto. Os seus contos e pequenas histórias, com temas que variam da ficção científica ao gótico, foram já premiados em diversos concursos.

Porto Santo, 20 março de 2023