EVENTO REUNIU CERCA DE 25 PESSOAS E DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO CONTEXTO DA RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA DO PORTO SANTO

No passado dia 5 de dezembro, o município do Porto Santo, em parceria com a Casa do Voluntário do Porto Santo, promoveu uma palestra no auditório da Câmara Municipal para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado. 

O evento reuniu cerca de 25 membros da comunidade e destacou a importância do voluntariado, especialmente no contexto da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, um dos maiores patrimónios naturais e culturais da região. Com o objetivo de homenagear e fortalecer o papel do trabalho voluntário, a iniciativa proporcionou um espaço de reflexão e partilha de experiências. 

Mariana Vasconcelos, vereadora desta Câmara, abriu a palestra, onde destacou a importância do voluntariado nas atividades do município. Já a gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, Licínia Soares referiu que, “graças ao voluntariado, têm sido realizadas muitas atividades no âmbito da conservação da natureza e cada ato de voluntariado é uma semente para um futuro mais sustentável, onde a harmonia entre a comunidade e a natureza floresce”. 

Também presente, Ana Isabel Gonçalves, veterinária do canil/gatil municipal, partilhou detalhes sobre o projeto de voluntariado na área da causa animal. Segundo a especialista, o regulamento do projeto já foi aprovado e, a partir do próximo ano, os interessados poderão inscrever-se e contribuir diretamente para o bem-estar dos animais. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para apoiar o trabalho desenvolvido no canil/gatil, proporcionando melhores condições aos animais acolhidos e sensibilizando para a importância do cuidado responsável.

A Casa do Voluntário do Porto Santo também teve um papel de destaque no evento, ao apresentar os projetos que tem implementado. 

A palestra foi moderada por Sofia Lopes, representante da AIDGLOBAL, uma organização dedicada à educação para o desenvolvimento e cidadania global, onde destacou a importância do voluntariado como um instrumento de transformação social, enfatizando que este tipo de trabalho contribui não só para o desenvolvimento local, mas também para a construção de um mundo mais justo e equitativo.

Porto Santo, 12 de dezembro de 2024