“OS DOURADINHOS” FICARAM A CONHECER A NOBRE OBRA DE SCHIAPPA DE AZEVEDO

 

Para assinalar a efeméride do Dia Mundial do Vigilante da Natureza, dia 31 de julho, o município do Porto Santo realizou com as crianças do ATL “Os Douradinhos” da Casa do Voluntário e com a colaboração do Corpo da Polícia Florestal do IFCN, uma caminhada interpretativa ao topo do Pico do Castelo, sítio de geodiversidade de grande relevância na nossa ilha.

Para além de conhecerem um pouco mais sobre a importância da reflorestação do Pico do Castelo, nobre obra de Schiappa de Azevedo, que contribuiu para colmatar a erosão e desertificação da ilha há mais de um século. As 15 crianças e 3 monitores ainda tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a classificação de Reserva da Biosfera atribuída, em 2020, à Ilha Dourada, pelo Programa MaB (Man and the Biosphere) da UNESCO.

O Dia Mundial do Vigilante da Natureza é uma data dedicada a distinguir o trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis pela preservação e conservação da natureza.

O Corpo da Polícia Florestal, assim como, os Vigilantes da Natureza do IFCN têm colaborado nas atividades dinamizadas pelo município do Porto Santo, no âmbito da Reserva da Biosfera e do Gabinete do Ambiente, sendo fundamental este trabalho, em parceria, na sensibilização da população para uma gestão equilibrada e responsável dos recursos naturais e na recolha de informação para a conservação da natureza.

Porto Santo, 01 de agosto de 2024