COMEMORAÇÕES EM PARCERIA COM A COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NO DIA EM QUE TAMBÉM FOI CELEBRADA A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
O município do Porto Santo associou-se à edição da Missão Pijama 2023, sendo que a comemoração do Dia Nacional do Pijama teve lugar no passado dia 20 de novembro, no auditório do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, data em que também se celebra o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Um evento que ficou a cargo da Biblioteca Municipal, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo, sendo uma atividade do Plano Educativo do Município, que resultou num conjunto de atividades, direcionadas para os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo das Escolas do Porto Santo.
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo, divertido e solidário, em que crianças ajudam outras crianças, promovendo os valores da amizade e da partilha. Os mais pequenos, que participaram neste evento, vieram vestidos de pijama, para lembrar que “Uma criança tem direito a crescer numa família”, e puderam assistir à dramatização da história original “Um sonho tornado realidade”, da autoria de Ana Sofia Cruz, adaptada e encenada pela professora Rute Areal. Esta história transmitiu que não existe distância entre os sonhos e a realidade.
De seguida, foi apresentado um vídeo com testemunhos das crianças sobre os direitos da criança, que contou com a participação de vários alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco e da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato.
Para finalizar a comemoração, a professora Vânia Morgado e o professor Rui Beleza foram para o palco com os seus alunos, onde realizaram a coreografia da dança-canção do Dia Nacional do Pijama 2023, intitulada ‘’Coitado do robô’’. À saída, a todos os presentes foi oferecido um íman alusivo a esta comemoração.
A Câmara Municipal do Porto Santo agradece a todos os participantes na iniciativa, que enriqueceram este evento comemorativo, desde os alunos, professores, colaboradores do município, comissários da CPCJ do Porto Santo e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.
Porto Santo, 22 de novembro de 2023