O concurso Caça-Cartuchos teve a sua primeira edição em 2003, e desde então desenvolve-se, anualmente, durante a época venatória, envolvendo os caçadores da ilha do Porto Santo, que são incentivados a recolherem os cartuchos vazios que de outra forma seriam deixados nos campos.

Assim, milhares de cartuchos têm sido retirados da natureza, estimando-se que este número ronde os 150 000, desde o início deste concurso, que premeia os caçadores que mais cartuchos recolherem, sensibilizando-os para a necessidade de manterem limpos os locais definidos para a caça e incentivando as boas práticas ambientais, numa ação de dinamização e valorização ambiental, em prol da sustentabilidade da ilha do Porto Santo, enquanto Reserva da Biosfera da UNESCO.

Este ano, foram recolhidos mais de 10 000 cartuchos, tendo-se classificado em 1º lugar José André Brito, que recolheu 3 910 cartuchos, em 2º lugar Joel Silvestre Melim, que recolheu 2 041 cartuchos e em 3º Lugar João Pedro Brito com 1 886 cartuchos recolhidos. A cerimónia de entrega de prémios decorreu durante o Encontro de Caçadores do Porto Santo, que teve lugar na Quinta da Tamargueira, no passado dia 13 de novembro, um evento organizado pelos Gabinetes da Cultura e do Ambiente.

Todos os concorrentes receberam prémios de participação. Pedro Melim que recolheu 918 cartuchos, Cândido Castro, que recolheu 886 cartuchos, João Valério Câmara Vasconcelos, com 211 cartuchos recolhidos, José Lino da Silva com 120 cartuchos e Leonardo José Neves Dias, com 49 cartuchos recolhidos. No total foram recolhidos 10 021 cartuchos.

Agradecemos a participação dos concorrentes nesta iniciativa e ainda a todas as entidades que a apoiaram, designadamente o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, o Hotel Vila Baleira, Pingo Doce, a Coral, o Restaurante Torres, Restaurante PXO Gril, Grupo Sousa, o Café Helio´s, Stick Bar, Mercearia Dragoal, Frederico Teixeira, Unipessoal, a Agência de Viagens Dunas, o BRGym e a Associação de Caçadores da ilha do Porto Santo.

GABINETE DO AMBIENTE
Porto Santo, 15 de novembro de 2021