O Município do Porto Santo, no âmbito das comemorações do dia Mundial do Cuidador Informal, vem por este meio convidar os Cuidadores Informais do Porto Santo, e aqueles que o pretendem ser, para a sessão de esclarecimento sobre o estatuto do Cuidador Informal, que terá lugar no próximo dia 20 de novembro, pelas 09.00h, no Auditório da Câmara Municipal.

Nesta sessão, dinamizada pela Dr.ª Graça Freire, Diretora do Departamento de Apoio à Pessoa Idosa do Instituto de Segurança Social da Madeira, serão abordados os seguintes temas:
O estatuto do Cuidador Informal;
Requisitos necessários para requerer o estatuto de Cuidador Informal;
Direitos e Deveres do Cuidador Informal;
Ofertas formativas teóricas e práticas existentes;
Descanso do cuidador;
Acompanhamento do cuidador informal;
Entre outros.

O Município do Porto Santo tem todo o interesse em acompanhar estes cuidadores no sentido de ajudar a capacitá-los para esta resposta de cariz social, que se reveste de grande importância. O Porto Santo, à semelhança do panorama europeu, apresenta uma população envelhecida, com muitas comorbilidades, o que gera dependência e exigência de um cuidador 24 horas por dia.

Pedimos, por favor, que a presença nesta sessão seja confirmada até às 12.00h, do dia 19 de novembro, para laureanosilva@cm-portosanto.pt.

Gabinete de Apoio à Presidência
Porto Santo, 15 de novembro de 2021