NUMA VIAGEM AO PASSADO OS PARTICIPANTES TIVERAM OPORTUNIDADE DE REDESCOBRIR AS ORIGENS PORTO-SANTENSES, DE EMBARCAR NUMA AVENTURA ÉPICA E DESAFIADOS A ESCREVEREM UMA NARRATIVA

 

De 19 a 21 de setembro, decorreram na Biblioteca Municipal do Porto Santo e no Centro Cultural e de Congressos (CCC), diversas atividades educativas dinamizadas e promovidas pelo Serviço Educativo do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com a colaboração das técnicas Marcela Costa e Natércia Gouveia, integradas na programação do Festival Colombo 2024.

No dia 19, os alunos da Universidade Sénior do Porto Santo realizaram uma viagem ao passado para redescobrir as origens das famílias porto-santenses. Tendo como ponto de partida alguns nomes dos respetivos antepassados, navegaram pelas plataformas de pesquisa do Arquivo e Biblioteca da Madeira em busca de nomes perdidos no tempo. No final, cada participante foi desafiado a realizar a sua árvore genealógica com base nas suas descobertas.

No dia 20, foram contempladas cerca de 150 crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco e da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato, assim como os utentes do CACI do Porto Santo, que embarcaram numa aventura épica no CCC. O espetáculo-oficina “Épico”, inspirado na vida e obra de Luís de Camões e protagonizado pela Catarina Claro, proporcionou aos participantes uma experiência cultural imersiva e enriquecedora. Esta encenação dinâmica e interativa, produzida pela Casa Invisível, é uma reposição itinerante integrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões.

Por último, no dia 21, decorreu na Biblioteca Municipal uma “Oficina de escrita criativa – Quem conta um conto…”, onde os participantes foram desafiados a escrever uma narrativa curta a partir das suas experiências pessoais, sempre com uma pitada de ficção. Ao longo da atividade foram reveladas técnicas aplicadas a este género literário (Conto).

Porto Santo, 24 de setembro de 2024