O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com a ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e a HuFoss (Hummel Foundation for Sustainable Solutions), lançou uma série de atividades no âmbito do projeto MarineSABRES, cujo objetivo é promover a resiliência da biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas. 

O município do Porto Santo foi convidado a participar como stakeholder neste projeto, reforçando o compromisso da região com a preservação ambiental e a gestão sustentável dos seus recursos marinhos.

O primeiro encontro, realizado em maio de 2023, reuniu diversos stakeholders, incluindo representantes do Município do Porto Santo, para debater estratégias de valorização das áreas marinhas protegidas da Região Autónoma da Madeira (RAM). 

A equipa do MarineSABRES deu continuidade a essa iniciativa com um segundo workshop participativo, intitulado “Serviço dos Ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas da RAM”, que ocorreu no dia 19 de novembro, no Espaço TEC, contando com a colaboração de cerca de uma dezena de stakeholders. 

Este workshop pretendeu promover a colaboração entre entidades locais, especialistas e stakeholders da região para avaliar o estado atual dos serviços dos ecossistemas marinhos e projetar o seu potencial futuro, tendo sido uma oportunidade para discutir os diversos benefícios que a natureza nos proporciona, desde a regulação climática até à proteção costeira e à provisão de recursos alimentares e explorar como esses serviços podem ser fortalecidos para garantir a preservação dos oceanos e o bem-estar das comunidades.

Esses benefícios, essenciais para a qualidade de vida das comunidades e para o equilíbrio dos ecossistemas, alinham-se diretamente com os objetivos da Reserva da Biosfera.

Porto Santo, 21 de novembro de 2024