O presidente da Autarquia, Nuno Batista, recebeu hoje, dia 7 de março, no edifício da Câmara Municipal, a presidente do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), Vânia Jesus. A reunião de trabalho contou ainda com a presença da vereadora da Educação e do Desenvolvimento Social, Mariana Vasconcelos.
Neste encontro, Nuno Batista mostrou toda a abertura da Câmara Municipal em desenvolver uma parceria institucional construtiva com IEM e recebeu, de Vânia Jesus o mesmo espírito de abertura.
O IEM tem por missão a coordenação e a execução da política de emprego, na Região Autónoma da Madeira, promovendo a criação e a qualidade do emprego e combatendo o desemprego, através da implementação de medidas ativas e de ações de promoção do emprego. Visa encontrar as melhores respostas para os que precisam de apoio na área do emprego.
Assim, nesta reunião houve uma concertação de ideias e de uma congregação de vontades que tiveram por finalidade a criação de uma bolsa de emprego no Porto Santo. Um programa que nascerá do desenvolvimento de um trabalho de proximidade, com as duas instituições, de forma a qualificar os trabalhadores das empresas locais e atrair recursos humanos para as mesmas. Para Nuno Batista ‘’esta iniciativa, que se enquadra dentro de desafios mais amplos, pretende apoiar as empresas ao nível da dificuldade de recrutamento de recursos humanos e procurar corresponder ao desafio de termos cada vez mais pessoas qualificadas e especializadas a trabalhar, dinamizando desta forma a oferta de emprego na nossa ilha’’.
A bolsa de emprego também será uma forma de corresponder “aos anseios e necessidades de muitos dos nossos jovens que, quando terminam a escolaridade obrigatória, sentem-se inseguros e não sabem que rumo dar às suas vidas”, disse o presidente da Autarquia. Este programa irá permitir a integração dos jovens do Porto Santo no mercado de trabalho, de acordo com a sua formação e aptidão, a par dos incentivos municipais que serão criados e das parcerias com entidades públicas e privadas que irão ser promovidas, de modo a garantir a empregabilidade.