O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, viajou até aos Açores, onde esteve reunido, nos últimos dias, com os presidentes dos municípios de Velas e do Sal, no âmbito da Geminação existente entre estes três municípios dos Arquipélagos da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde.
Um encontro que surgiu com o objetivo de dar continuidade ao projeto de Geminação, reforçando-o com a realização das Jornadas Atlânticas de Turismo, nos próximos três anos, por forma a dinamizar e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os três municípios, elevando a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento e projeção destes concelhos.
As Jornadas decorrerão nos dias 23 e 24 de setembro de 2023, em Velas, sendo que em 2024 decorrerão no Sal, em Cabo Verde e, em 2025 no Porto Santo. Um evento que servirá sobretudo para a realização de debates, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios do conhecimento e de gestão autárquica.
Nuno Batista, durante a visita afirmou que ‘’há mais de 30 anos que ouço histórias sobre estas geminações pelo que tenho consciência do que é que as mesmas representam para todos nós. Como ilhéus podemos aproveitar para conhecer culturas e formas de trabalhar diferentes, para que possamos corrigir o nosso caminho.’’ Ainda disse que é ‘’com orgulho que vamos juntos criar estas Jornadas que irão juntar três culturas distintas, mas com muito em comum’’.
Na altura, o autarca de Velas, Luís Silveira, aproveitou o momento para agradecer a presença dos presidentes de Câmara do Porto Santo e do Sal e para convidá-los a visitar Velas, ‘’de forma a conhecerem a nossa terra, cultura e tradições, assim como as nossas Fajãs – Reserva da Biosfera, e a nossa gastronomia, coroada pela “joia da coroa” Queijo de São Jorge’’.
Porto Santo, 18 de novembro de 2022