Porto Santo em 2.º lugar a nível regional e 93.º no todo nacional, num total de 308 municípios
Este ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver). O Portugal City Brand Ranking© destina-se a instituições governamentais, autarquias, académicos e profissionais das áreas de finanças, economia, marketing ou ao público em geral que se interesse pela temática.
Cada vez mais a marca de um país, região ou cidade, é um ativo com valor tangível e intangível que requer uma gestão estratégica para atingir qualquer um dos múltiplos objetivos. De acordo com a metodologia da Bloom Consulting, divulgada hoje, no seu site oficial, existem 5 objetivos ou dimensões essenciais:
1. Atração de Investimento
2. Atração de Turistas
3. Atração de Talento
4. Aumento da Proeminência
5. Aumento das Exportações
Cada uma destas 5 dimensões tem em conta diferentes públicos-alvo, com sensibilidades diferentes. Isto significa que cada público-alvo, principalmente investidores e turistas, têm em consideração fatores antagónicos aquando da escolha ou afinidade com cada país, região ou mesmo cidade. Com as novas ferramentas desenvolvidas pela Bloom Consulting, tais como o Digital Demand – D2©, é possível medir com maior precisão o impacto das estratégias de marca, uma vez que, para além de ter em conta os interesses do público-alvo, mede igualmente o impacto económico de cada estratégia implementada.
Nem todos os objetivos podem ser avaliados de forma idêntica e, dentro dos 5 objetivos ou dimensões, existem três que podem ser medidos de forma mais tangível que os outros. As dimensões Investimento, Turismo e Talento, descritos na figura, são as que se conseguem medir de forma mais concreta e as que são apresentadas no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking ©.
Adicionalmente, vão ser considerados mais dados estatísticos dentro de cada dimensão de Investimento, Turismo e Talento, (dados enunciados no capítulo Metodologia). Posto isto, para efeitos de simplificação, as 3 dimensões eleitas para avaliar o desempenho de cada município são as seguintes: 1) Negócios (Investimento), 2) Visitar (Turismo) e 3) Viver (Talento). Dada a diferente natureza destas 3 dimensões, a Bloom Consulting apresenta um ranking dividido em 3 categorias, o que permite a realização de uma avaliação da marca mais eficaz e precisa.
Fonte: Bloom Consulting PortugalCity Brand Ranking ©
https://www.bloom-consulting.com/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Portugal.pdf
Para compreender a procura online por um destino: Digital Demand – D2©
https://www.bloom-consulting.com/pdf/pt/d2/BC_Digital_Demand_PT.pdf
Porto Santo, Paços do Concelho, 13 de março de 2018