Entre os dias 24 e 26 de Fevereiro o estado de tempo será condicionado pela presença do Anticiclone dos Açores centrado a norte do Arquipélago da Madeira e de uma depressão a sudoeste do Arquipélago da Madeira. Assim, nestes dias a circulação será de leste acompanhada de temperaturas elevadas (26 a 29 graus na costa sul da Madeira), ar seco (humidade relativa inferior a 30 %) e bruma que poderá, temporariamente, reduzir a visibilidade para valores da ordem dos 5 km.
Neste sentido, e considerando a previsão meteorológicas do Instituto Português do Mar e Atmosfera, I.P. concretamente para os dias 24 e 25 de fevereiro no Arquipélago da Madeira, designadamente, a “presença de poeiras oriundas do norte de África” associada a uma temperatura “relativamente elevada para a época do ano,…” vem o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM relembrar a população dos cuidados a ter, particularmente no caso das pessoas com doenças respiratórias crónicas:
– Manter as portas e janelas dos edifícios fechadas;
– Evitar sair nas horas de maior calor e presença de poeiras;
– Evitar a realização de exercício físico em espaços exteriores;
– Se tiver de permanecer por períodos no exterior, por exemplo, a trabalhar, usar equipamento de proteção individual (máscara para cobrir a boca e o nariz) e fazer pausas e, ambientes fechados;
– Reforçar a hidratação, com a ingestão frequente de água;
– Cumprir com a medicação, conforme prescrita, inclusive a de alívio rápido de sintomas, se necessário (“SOS”);
– Se o agravamento dos sintomas da doença respiratória persistir, procurar aconselhamento no Centro de Saúde…;
Serviço Municipal de Proteção Civil
Porto Santo, 24 de fevereiro de 2020