Na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, terá início o PEAS – Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade – Escolas Básicas do 1º ciclo. O arranque das atividades será feito através de uma saída de campo, em parte do PR3 – Percurso Recomendado 3 – Levada do Pico do Castelo, proporcionando, aos cerca de 95 alunos integrados neste programa, o contacto com a natureza e o conhecimento de aspetos relacionados com o património natural e cultural da ilha do Porto Santo.

Este programa, da responsabilidade da autarquia é desenvolvido desde 1998 nas Escolas Básicas do 1º Ciclo e tem como objetivo contribuir para a formação dos alunos, proporcionando acesso a conhecimento que lhes permite interpretar e avaliar o meio natural envolvente, tomando consciência dos seus problemas e incentivando-os para a adoção de práticas que se coadunam com o desenvolvimento sustentável. As atividades têm uma programação mensal, durante o ano letivo e são dirigidas aos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade.

Outro dos grandes objetivos, e sob o lema “Conhecer para Preservar” tem sido a promoção do conhecimento do património natural da ilha do Porto Santo, porém, sempre no contexto da fragilidade dos nossos ecossistemas. Mais recentemente, o PEAS tem também incluído outras áreas temáticas, tais como os valores culturais da ilha, indissociáveis do seu território e cuja valorização é imprescindível para o desenvolvimento sustentável.

Estes objetivos são ainda indissociáveis da candidatura em curso da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera, contribuindo para a promoção dos valores subjacentes à Reserva da Biosfera candidata, bem como das boas práticas de desenvolvimento sustentável local.

MUNICÍPIO DO PORTO SANTO
Idalino Vasconcelos