A Reserva da Biosfera é um galardão atribuído pela UNESCO que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável de um território baseado nos seus valores identitários. As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies; o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; e que atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.
No âmbito da candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera, realizar-se-á nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro o evento “Porto Santo – Reserva da Biosfera da UNESCO: Oportunidades e Desafios”. Esta iniciativa dirige-se ao público em geral e tem como objetivo dar a conhecer este galardão da UNESCO e elucidar sobre a forma deste poder contribuir para a promoção dos seus valores naturais e patrimoniais na procura do desenvolvimento da economia local baseada no turismo sustentável.
No dia 28, teremos duas mesas redondas: a primeira pretende promover a partilha de experiências com outras Reservas da Biosfera, designadamente da Macaronésia e a segunda será dedicada ao turismo sustentável e à forma como a Reserva da Biosfera pode contribuir para a concretização deste objetivo.
No dia 29 as atividades incidirão mais sobre a importância da educação e do programa Eco-Escolas no envolvimento da comunidade local no âmbito das Reservas da Biosfera.
No dia 30 realizar-se-á um passeio pela ilha com paragens em diversos locais de interesse cultural, histórico e natural, com o objetivo de dar a conhecer o valiosíssimo património do Porto Santo, subjacente a esta candidatura.
Esta iniciativa está integrada na candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera promovida pela Câmara Municipal do Porto Santo, Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia. O programa pode ser consultado e a ficha de inscrição descarregada nas páginas de internet da Câmara Municipal do Porto Santo – www.cm-portosanto.pt, da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo – www.madeira.gov.pt/draps ou ainda da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais – https://www.madeira.gov.pt/sra.
A ficha de inscrição depois de devidamente preenchida deve ser remetida para ambiente@cm-portosanto.pt.
Consulte aqui o programa de atividades.