O tema da formação GEA-Terra Mãe este ano intitula-se “Territórios da UNESCO e as alterações climáticas: desafios e soluções locais” e traz à RAM grandes nomes da geodinâmica e da paleontologia, O Prof. António Brum da Silveira e o Prof. Doutor Mário Cachão, ambos do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa.
Os conteúdos inerentes à vulcanologia e à paleontologia estabelecerão a estreita relação com as alterações climáticas, os impactos que tiveram no passado geológico e no presente.
Outros nomes juntar-se-ão, também na qualidade de formadores, a Doutora Susana Fontinha que abordará o património biológico e suas vulnerabilidades às alterações climáticas, o Dr. Ilídio Sousa que debruçar-se-á sobre o ordenamento do território em territórios da UNESCO, o Dr. José Manuel Silva tratará de estabelecer as pontes com o ensino formal, com o ensino informal, as potencialidades do Programa GEA Terra Mãe e a Eng.ª Rubina Brito enfatizará as valências do património cultural de um povo, a riqueza de um território UNESCO.
Esta formação é validada para os professores de todos grupos de recrutamento (está em validação na plataforma interagir) e é também formação profissional para toda a restante comunidade adulta que deseje frequentar.
A formação tem a duração de 16H00 e decorrerá, conforme indicam o cartaz e o programa nos dias 20, 21 e 22 deste mês, no auditório da Câmara Municipal do Porto Santo. Os interessados terão de efetuar obrigatoriamente a inscrição online através do seguinte link: https://forms.gle/ZLMxUG42oUxKqfdU9 até o dia 17 de fevereiro de 2020.
IMPORTANTE: os formandos que pretendam participar e que não residam na Ilha do Porto Santo terão de assumir as despesas relativas ao transporte marítimo e ou aéreo, o respetivo alojamento e a alimentação.