ALÉM DOS LOCAIS PARTICIPARAM NAS ATIVIDADES 25 ALUNOS E PROFESSORES ORIUNDOS DA POLÓNIA, ROMÉNIA E TURQUIA

No dia 1 de outubro, o município do Porto Santo abriu, novamente, as portas aos discentes e docentes envolvidos no Programa Erasmus+. 

Na parte da manhã, os 25 alunos e professores oriundos da Polónia, Roménia e Turquia, assim como, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco – Porto Santo, realizaram uma caminhada interpretativa ao longo do PR2 (vereda do Pico do Castelo), com a colaboração do Corpo da Polícia Florestal do IFCN, destacando a importância da biodiversidade na Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo. Durante a caminhada, os participantes tiveram oportunidade de aprender sobre algumas espécies de flora e de fauna únicas que habitam a região, com especial foco na proteção dos ecossistemas locais.

Ainda tiveram oportunidade de ir à Casa das Chapas, no sítio da Camacha, conhecer o espaço e o trabalho lá desenvolvido pelo CPF do IFCN e ter uns momentos de lazer no meio da natureza.

Os intervenientes neste programa europeu também tiveram oportunidade de conhecer algumas particularidades sobre a ilha, como também, sobre a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, sendo recebidos no auditório da Câmara Municipal do Porto Santo pela vereadora do Ambiente, Educação e Juventude, Saúde e Políticas Sociais, Mariana Vasconcelos e pela gestora da Reserva da Biosfera, Licínia Soares.

A colaboração entre o município, o IFCN, a comunidade educativa e o programa ERASMUS+ deverá ser vista como um exemplo de como a educação ambiental e o conhecimento sobre a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo pode ser reforçada através de parcerias internacionais.

Porto Santo, 07 de outubro de 2024