22.2 C
Porto Santo, Madeira
Quinta-feira, Outubro 2, 2025

> Da Terra para a Mesa: Sabores que contam a História da Ilha - Pico de Ana Ferreira

Geodiversidade

A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.

Pico de Ana Ferreira

Uma das mais espetaculares formações rochosas pode ser encontrada no Pico de Ana Ferreira, deixada à vista pela exploração de uma antiga pedreira.

O Pico de Ana Ferreira, apresenta um relevo em forma de crista, de rochas magmáticas de natureza rara (mugearito) datado do Miocénico Médio (12,7/12,5 Ma), que corresponde a uma conduta alongada de um antigo aparelho vulcânico já eliminado pela erosão subaérea.

Foto de: Luís Afonso
Foto de: Luís Afonso

O mugearito, formou-se a partir dum magma de composição intermédia que evoluiu por diferenciação numa câmara magmática que se localizou a certa profundidade, abaixo da atual crista.

A disjunção prismática ou colunar que se observa deve-se ao lento arrefecimento do magma que consolidou em profundidade, no interior da conduta que terá alimentado um ou mais aparelhos vulcânicos à superfície, que a erosão há muito já eliminou.

É possível observar a geometria perfeita das secções pentagonais e hexagonais.

A História…

Conta-se que Ana Ferreira era filha bastarda de D. João II e que fora enviada para o Porto Santo, tendo-lhe o rei atribuído o Pico onde se pastava o gado. Quando teve conhecimento de tal prenda, reclamou “Então fico com o pico para pastar gado?”; tendo alguém respondido “A senhora não recebe apenas o pico e as pastagens, recebe as terras de lavoura, regadas pela água da chuva”, já que daquele pico se obtinham cereais e uvas para a população.
Aqui funcionou, em tempos, uma pedreira cujas rochas extraídas serviam para a construção civil e obras públicas.

A Ecologia…

Atualmente, as manchas de árvores são, quase todas, resultado do esforço da reflorestação.

Foto de: Luís Afonso
Foto de: Luís Afonso


Os montes localizados a oeste são refúgio de elementos característicos de florestas húmidas como a endémica Leiostyla ferraria, exclusiva do Pico de Ana Ferreira, o que indicia a presença de habitats de florestas húmidas até aos tempos mais recentes, tal como sugerido pela presença de outras congéneres de floresta, como Craspedopoma mucronatum, Paralaoma servilis e Plagyrona placida, nos vários depósitos fósseis existentes na ilha.

O Património…

De pequenas dimensões, localizada na encosta do Pico de Ana Ferreira, a capela de São Pedro, também classificada como Imóvel de Interesse Municipal, é uma construção do séc. XVII com obras significativas no séc. XVIII, sendo o retábulo-mor de finais de setecentos.

Estatuto de Proteção:

  • Imóvel de Valor Regional e Património Científico (geológico), de acordo com o Plano Diretor Municipal.
  • Monumento Natural integrado na Rede de Monumentos Naturais (D.L.R. n.º 7/2021/M)

Referências

  1. FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt
  2. Candidatura da Ilha do Porto Santo – Reserva da Biosfera da UNESCO. In: https://portosantobiosfera.madeira.gov.pt

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt

Câmara Municipal do Porto Santo @ 2022 | ALL RIGHTS RESERVED