A ilha do Porto Santo é uma Reserva da Biosfera da UNESCO, um título que reconhece o nosso património natural único e a necessidade de o proteger. Entre os elementos mais icónicos da nossa paisagem estão as palmeiras, que fazem parte da identidade da ilha, do seu valor ecológico e da sua história.
No entanto, este património está sob ameaça! O escaravelho vermelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus) chegou ao Porto Santo e representa um perigo real para estas plantas, podendo levá-las à destruição completa em poucos meses. Esta praga já causou danos irreversíveis noutras regiões do mundo, e somente com a ação rápida e conjunta podemos evitar um impacto devastador.

Porto Santo Antigamente – Foto do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’sAs palmeiras não são apenas elementos da paisagem, mas sim parte essencial da história, cultura e economia do Porto Santo.




