22.2 C
Porto Santo, Madeira
Quinta-feira, Outubro 2, 2025

> Da Terra para a Mesa: Sabores que contam a História da Ilha - Pico da Cabrita

Geodiversidade

A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.

Pico da Cabrita

No Pico da Cabrita afloram materiais correspondentes a uma das fases mais antigas da Ilha do Porto Santo, altura em que este setor ainda seria parte de um vulcão submarino.

Foto de: Luís Afonso
Foto de: Luís Afonso

Os afloramentos são constituídos por espessa sequência de rochas vulcanoclásticas subaquáticas, atravessadas por vários filões mais recentes, de natureza, essencialmente, basáltica.

A brecha subaquática que se observa no local é constituída por fragmentos angulosos de rochas vulcânicas, com textura amorfa e porosa, formados devido ao rápido arrefecimento resultante do contacto brusco da escoada vulcânica com a água do mar e agregados, uns aos outros, ainda a quente.
Esta brecha, à medida que foi sendo exposta à meteorização foi-se alterando em materiais argilosos, maioritariamente constituídos por Bentonite, e localmente conhecidos por “Salão” (Geossítio PSt05), cujos depósitos mais representativos podem ser observados na Serra de Dentro.

Este depósito de origem submarina encontra-se atualmente a uma altitude próxima dos 200 metros, consequência do levantamento em bloco de toda a ilha, basculamento de N para S, e empolamento central pela atividade vulcânica dos Picos mais recentes.

Foto de: Luís Afonso
Foto de: Luís Afonso


Outros aspetos observados no local incluem finos níveis sedimentares fossilíferos, intercalados na brecha vulcânica, depositados em momentos de maior acalmia vulcânica.

A História…

Estes materiais são designados localmente por “pedras pretas” e foram explorados durante várias décadas e utilizados no fabrico de pozolana.

Estatuto de Proteção

  • Zonas Florestais, de acordo com o Plano Diretor Municipal.

Referências

  • CACHÃO, M., Departamento de Geologia, Universidade de Lisboa.

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt

Câmara Municipal do Porto Santo @ 2022 | ALL RIGHTS RESERVED