Geodiversidade
A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.
Pico Espigão
Uma caminhada neste pico permite vislumbrar uma linda paisagem sobre a ilha do Porto Santo. O Pico do Espigão corresponde a uma forma de relevo alongado e atinge a sua altitude máxima aos 270 metros.
Exibe ao longo da sua cumeeira um magnífico e imponente filão de rocha rara, de composição intermédia, o mugearito.
Com idades compreendidas entre os 12,7 e os 12,5 Ma, este um magnífico e imponente filão interseta afloramentos de escórias de composição basáltica.
A História…
Neste Pico funcionou, outrora, um posto de vigia de baleias
Referências
1. FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt