Geodiversidade
A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.
Pico do Facho
O Pico do Facho é o ponto mais alto da ilha do Porto Santo, com cerca de 517 metros.
Juntamente com o Pico de Juliana, o Pico do Facho pertence ao conjunto das unidades vulcânicas mais recentes, com cerca de 10,6 Ma.
Exibe uma agulha vulcânica de natureza basáltica, formada pela solidificação do material vulcânico dentro da chaminé, onde se pode observar disjunção prismática (ou colunar) pouco definida, provavelmente, a ter sofrido um arrefecimento mais rápido.
É possível percorrer toda a base do Pico do Facho onde se encontra talhada uma parte da vereda do Pico do Castelo (PR2).
A História…
No passado, este pico serviu de vigia às embarcações inimigas com piratas, corsários e mouros, em que o alerta era dado, de dia, por meio de ramos e, de noite, usando fachos avistados da vizinha ilha da Madeira.
Ecologia…
As árvores coníferas que se encontram neste local foram plantadas no início do Séc. XX, cujo trabalho manual de construção de muros para a sustentação do solo e plantação das árvores, reflete a gravidade do desaparecimento da vegetação natural e erosão dos solos.
A sua vegetação é predominantemente herbácea e arbustiva.
Referências
1. FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt
2. Candidatura da Ilha do Porto Santo – Reserva da Biosfera da UNESCO. In: https://portosantobiosfera.madeira.gov.pt