Geodiversidade
A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.
Pico de Juliana
Entre a paisagem serrana a NE da ilha, encontramos o Pico de Juliana com uma altitude de 447 metros. Aqui podem ser observados alguns dos trabalhos de arborização e de preparação dos solos para a contenção das terras que tiveram início e foram orientados pelo Regente Florestal Shiappa de Azevedo no período 1918-1921. No sopé, existe uma interessante comunidade de figueiras-do-inferno (Euphorbia piscatoria).
Este pico corresponde a uma das unidades vulcânicas mais recentes da ilha, com cerca de 10,6 Ma.
Exibe uma agulha vulcânica formada pela solidificação do material vulcânico dentro da conduta onde se pode observar evidente disjunção prismática ou colunar. Pela ação da erosão diferencial, o material correspondente à agulha vulcânica encontra-se exposto, tendo sido erodidos os materiais menos resistentes.
As chaminés apresentam-se como relevos residuais salientes, de forma circular e vertentes declivosas.
O Pico Juliana encontra-se integrado na vereda do Pico do Castelo (PR2).
A História…
Segundo Gaspar Furtuoso Gil Eanes terá sido um antigo colonizador da ilha que edificou uma casa no Pico de Juliana, a que depois seguiu uma pequena povoação. Outrora chamada Serra de Gilianes, de onde lhe terá ficado o nome, ainda outra razão pode estar na origem do seu nome. Esta, sem qualquer segura ligação, conta a história de Juliana, uma misteriosa senhora que apesar de nunca ali ter vivido ia a uma missa celebrada por um frade ermita que vivia as encostas do Pico.
Referências
1. FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt/images/Roteiro_PSanto_PT_FrenteVerso_site.jpg
2. GOUVEIA ALMEIDA, J. F., FONTINHA, S. (2009), Olhar o Porto Santo, Centro de Estudos da Macaronésia da Universidade da Madeira.