22.2 C
Porto Santo, Madeira
Quinta-feira, Outubro 2, 2025

> Da Terra para a Mesa: Sabores que contam a História da Ilha - Pico de Juliana

Geodiversidade

A ilha do Porto Santo, que salpica o oceano atlântico há cerca de 14 milhões de anos, encerra um património geológico de inestimável valor. A sua geodiversidade, que marca a paisagem da ilha, é o testemunho da passagem de alterações climáticas extremas, deixadas à vista pela erosão que a ilha foi sofrendo ao longo da sua evolução. Não deixe de conhecer esta dádiva da natureza tão perto de si.

Pico de Juliana

Entre a paisagem serrana a NE da ilha, encontramos o Pico de Juliana com uma altitude de 447 metros. Aqui podem ser observados alguns dos trabalhos de arborização e de preparação dos solos para a contenção das terras que tiveram início e foram orientados pelo Regente Florestal Shiappa de Azevedo no período 1918-1921. No sopé, existe uma interessante comunidade de figueiras-do-inferno (Euphorbia piscatoria).

Este pico corresponde a uma das unidades vulcânicas mais recentes da ilha, com cerca de 10,6 Ma.

Foto de: Carlos Gonçalves
Foto de: Carlos Gonçalves

Exibe uma agulha vulcânica formada pela solidificação do material vulcânico dentro da conduta onde se pode observar evidente disjunção prismática ou colunar. Pela ação da erosão diferencial, o material correspondente à agulha vulcânica encontra-se exposto, tendo sido erodidos os materiais menos resistentes.

As chaminés apresentam-se como relevos residuais salientes, de forma circular e vertentes declivosas.

O Pico Juliana encontra-se integrado na vereda do Pico do Castelo (PR2).

A História…

Segundo Gaspar Furtuoso Gil Eanes terá sido um antigo colonizador da ilha que edificou uma casa no Pico de Juliana, a que depois seguiu uma pequena povoação. Outrora chamada Serra de Gilianes, de onde lhe terá ficado o nome, ainda outra razão pode estar na origem do seu nome. Esta, sem qualquer segura ligação, conta a história de Juliana, uma misteriosa senhora que apesar de nunca ali ter vivido ia a uma missa celebrada por um frade ermita que vivia as encostas do Pico.

Referências

1. FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt/images/Roteiro_PSanto_PT_FrenteVerso_site.jpg

2. GOUVEIA ALMEIDA, J. F., FONTINHA, S. (2009), Olhar o Porto Santo, Centro de Estudos da Macaronésia da Universidade da Madeira.

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt

Câmara Municipal do Porto Santo @ 2022 | ALL RIGHTS RESERVED