24.2 C
Porto Santo, Madeira
Sexta-feira, Setembro 29, 2023

> Fontanário do Espírito Santo

PT |

Os trabalhos de construção deste fontanário, situado no sítio do Campo de Baixo, tiveram início em agosto do ano de 1890, a mando de Manoel de Vasconcelos de Velosa, para servir a população local, aproveitando as águas do Ribeiro Cochino.

Possui uma pia retangular em cantaria, e é composta por pilastras em cantaria de faces salientes, pintadas de cinzento. O arco é de volta perfeita com chave relevada a cantaria. O imóvel termina em empena com as siglas do município, salientes no exterior. Da sua construção inicial faziam parte dois bebedouros para o serviço do gado.

A falta de água foi, desde sempre, um desafio, com influência direta na vida e sustentabilidade da população porto-santense. O seu transporte era feito de forma primitiva, ora a água era acartada em latas às costas, em bilhas no pescoço e até mesmo em barris, muitas das vezes por homens que eram pagos para esses serviços.

Enquanto esperavam que as latas de água se enchessem, tarefa que muitas vezes demorava duas a três horas, as mulheres aproveitavam esse tempo para conviver, conversar e bordar.

Loading

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt