17.2 C
Porto Santo, Madeira
Sábado, Maio 18, 2024

> Fontanário do Tanque

PT |

O povoamento da ilha do Porto Santo, iniciado por volta de 1420, foi dificultado por diversos fatores, entre eles os vários períodos de seca prolongada a que esta ilha esteve sujeita. Ainda na atualidade existem marcas da busca incansável pelo recurso indispensável à sobrevivência, nos inúmeros poços e furos existentes por toda a ilha. Os fontanários do Porto Santo são o testemunho vivo da cultura porto-santense e eram pontos de encontro entre os seus habitantes onde se partilhavam histórias, cantigas e as vivências da ilha.

Esta construção remonta ao início da segunda metade do século XX e é constituída por blocos de cantaria vermelha, no centro, e cantaria branca do Porto Santo nas bordas, onde se vê, na parte superior, um desgaste provocado pelo afiar de navalhas, utensílio indispensável aos homens do antigamente. A pia é de feição semicircular e o pavimento é constituído por pedra semi-talhada de pequenas proporções.

No Sítio do Tanque localizava-se uma das principais nascentes da Ilha e após estabelecimento do novo Plano de Fomento do Porto Santo, nos anos 50, no mandato camarário de João Inácio Perestrelo a Câmara Municipal mandou construir fontanários rurais.

Loading

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt